segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MAIS INFORMAÇÕES - II SIEP & I ESEPEL


O Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN realizará, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, juntamente com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL.

A proposta do encontro está no blog do evento http://siepesepel.blogspot.com.br/.

O blog dispõe informações dos eixos temáticos, formas de inscrições e pagamentos, solicitação de alojamento e outros.

Visitem o blog do evento e participem desse encontro de discussão e partilha do saber.

XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMEAM/UERN



TEMA: DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ÀS RELAÇÕES DE PODER
3ª Circular

A Semana Universitária do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), será realizada de 11 a 14 de setembro de 2012.
Em sua 16ª edição, a Semana Universitária do CAMEAM terá como Tema “DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ÀS RELAÇÕES DE PODER” e celebrará os 44 anos da UERN, os 25 anos de sua Estadualização e os 36 anos de criação (35 anos de funcionamento) do CAMEAM/UERN.

A XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN possibilitará uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, grupos de discussão, fóruns e exposições envolvendo a memória de nossa instituição.
As Palestras, a serem proferidas por convidados, tratarão de temas relacionados à temática central do evento.

As Mesas-Redondas deverão ter caráter interdisciplinar e vinculação com temática central, podendo ser propostas pelos segmentos acadêmicos do CAMEAM. A proposta deverá conter: Tema, Coordenador; Debatedores (as); Previsão de recurso tecnológico a ser utilizado. A produção cientifica derivada de cada Mesa-Redonda será avaliada e posteriormente publicada em E-book (formato digital).

As Oficinas e Minicursos tratarão de questões de políticas universitárias mais gerais e, também, de caráter mais disciplinar, relacionados às especificidades dos cursos graduação e de pós-graduação e das áreas do conhecimento definidas pela CAPES. A CH deverá ser de, no mínimo, 4h/a e, no máximo, 8h/a. A proposta deverá conter: Título, Ministrante(s); Ementa; Estimativa do número de participantes; Previsão de recurso tecnológico a ser utilizado.

Os Grupos de Discussão (GD) não têm caráter de apresentação de trabalho, são espaços de debate acadêmico e de política universitária, cujas reflexões contribuam para a construção coletiva de propostas, encaminhamentos e ações, tendo em vista as múltiplas experiências, interesses e diversidade dos sujeitos e grupos participantes. Os integrantes do GDdevem potencializar o debate de temas polêmicos, por meio da discussão, análise e posicionamento contrários e a favor frente a esses temas. Os resultados dessas reflexões serão socializados em plenária aberta envolvendo todos os integrantes dos GDs e demais participantes do evento. Caso haja produção cientifica derivada de cada GD, esta será avaliada e posteriormente publicada em E-book (formato digital). A proposta do GD deverá conter: Título, Coordenador, Relator, Expositor (Máximo de quatro) e Previsão de recurso tecnológico a ser utilizado. Os participantes- inscritos no GD exercerão a função de debatedores.

Os Fóruns terão como princípio a continuidade de ações e debates que já vem sendo desenvolvidas no âmbito da UERN: (i) Fórum Permanente de Discussão em Defesa do CAMEAM/UERN e o (ii) Fórum de Discussão “Autonomia Financeira e Carreira Docente na UERN”. O primeiro irá debater questões relevantes sobre infraestrutura e desafios políticos-acadêmicos do CAMEAM/UERN; o segundo, uma discussão prévia para o debate sobre autonomia financeira e carreira docente, tema do VII Congresso da ADUERN, a ser realizado em outubro do corrente ano, no Campus de Patu.
As exposições sobre memórias da UERN e do CAMEAM serão articuladas pela Coordenação Geral do evento.

As inscrições para proposição de oficinas, minicursos, mesas-redondas e grupos de discussão, estarão abertas no período de 21 a 26 de agosto de 2012, no endereço eletrônico www.xvi-semanauniversitaria.blogspot.com.br

A divulgação das oficinas, minicursos, mesas-redondas e grupos de discussão será publicada a partir do dia 30 de agosto, iniciando as inscrições dos participantes dia 31 de agosto, terminando em 09 de setembro de 2012. Assim como a divulgação, as inscrições estarão disponibilizadas no endereço eletrônico www.xvi-semanauniversitaria.blogspot.com.br
Devido a dificuldade de captação de recursos financeiros para o evento, todos os participantes deverão efetuar pagamento de inscrições, inclusive propositores de Mesa-Redonda, Grupo de Discussão, Minicurso e Oficinas. Ressaltamos que todos os participantes (propositores ou não) do evento devem efetuar um único pagamento, mesmo que proponha ou se inscreva em atividades diferentes na XVI Semana Universitária do CAMEAM.

As taxas de inscrições serão:
a) Alunos de graduação: R$ 10,00; b) Profissionais, alunos de pós-graduação e comunidade: R$ 20,00. O depósito, com transferência ou direto no caixa, deverá ser realizado no Banco do Brasil, Agência: 1109-6, Conta Poupança: 10.832-4, Variação: 51, em nome de Francicleide Cesário de Oliveira.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail semanauniversitaria.cameam@gmail.com

Pau dos Ferros, 24 de agosto de 2012.
Coordenação Geral da XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN

Profa. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos – Coordenadora
Prof. Ms. Luiz Eduardo do Nascimento Neto – Vice-Coordenador
Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio – 1ª Secretária
Mnda. Emanuela Carla Medeiros de Queiros –  2ª Secretária
Aluna Maria Raquel Bezerra – 3ª Secretária
Profa.  Mnda. Francicleide Cesário de Oliveira Fontes –1ª Tesoureira
Prof.  Mndo. Allan Solano Souza – 2ª Tesoureiro

terça-feira, 21 de agosto de 2012

MAIS INFORMAÇÕES - II SIEP & I ESEPEL


 
Dentre as atividades que serão realizadas no II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, junto com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, com incentivo do Departamento de Educação do CAP/UERN destacamos aqui o GT 02 – Estágio e Pesquisa em Educação para a Diversidade, coordenado pela Prof.ª Ms. Silvânia Lucia de Araújo Silva. 


Ementa: Este grupo de trabalho aceita estudos que envolvam as práticas de estágio supervisionado, de extensão e de pesquisa científica que se inserem no entorno da educação para a diversidade, no que diz respeito a estudos relativos à educação popular, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, práticas socioeducativas presentes nos movimentos sociais e na educação de grupos minoritários. 


Mais informações serão divulgadas em breve através do lançamento do Blog do evento ou por meio do endereço eletrônico iisiep.esepel@gmail.com .

II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA – II SIEP & I ENCONTRO DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CURSOS DE LICENCIATURAS – I ESEPEL



TEMA: ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

O Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN realizará, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, juntamente com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL.

A proposta emerge da necessidade de discussão sobre a atuação do estagiário nas instituições-campo de estágio e a contribuição dos Cursos de Licenciatura nesses espaços. A idéia de conjugar dois eventos com características similares advém da constatação de que existe, nesse contexto, uma carência no que se refere à integração dos sujeitos envolvidos nas diferentes práticas formativas que se realizam nos espaços intra e extra-muros acadêmicos que contribuem significativamente para a formação profissional dos licenciandos dos diferentes cursos da UERN, não só através do estágio, como também dos programas formativos, os quais possibilita-os vivenciarem experiências multiplicadoras de saberes, voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A necessidade de ampliar o debate permitiu-nos visualizar a possibilidade de reunir supervisores de estágio, professores da educação básica, alunos estagiários do CAP e de outros Campi da UERN, como também de outras IES, para discutir os problemas inerentes às práticas educativas que se concretizam nesses espaços, na perspectiva de que se alcancem os seguintes objetivos:

  • Intensificar possibilidades de estudos e pesquisa no contexto do estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura, considerando-se os espaços escolares e não escolares.
  • Socializar experiências de estágio e suas peculiaridades em diferentes cursos de licenciaturas.
  • Discutir os conflitos de interesse entre o estágio curricular obrigatório e o estágio não obrigatório.
  • Discutir os projetos de extensão e programas formativos como espaço de atuação do estagiário.
De caráter interdisciplinar, os eventos configuram-se como oportunidades de discussão acerca de investigações e experiências relativas à construção e execução de práticas pedagógicas que envolvem temáticas como as metodologias de ensino das disciplinas da educação básica, as relações interpessoais e os diferentes aspectos da gestão escolar e dos processos educativos, as quais se concretizarão através de atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas pedagógicas, sessões de comunicação, salas de experiências didático-pedagógicas e apresentação de pôsteres.

As datas para a proposição de atividades e inscrição de trabalhos serão divulgadas em breve, através do lançamento do Blog do evento. Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico iisiep.esepel@gmail.com .

Patu, 20 de agosto de 2012.

Coordenação geral: Antonia Sueli da Silva Gomes Temóteo
Vice-coordenação: Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo
1º secretário: Maria Ghisleny de Paiva Brasil
2º Secretário: Gercina Dalva
3º Secretário: Iure Coutre Gurgel
1º Tesoureiro: Mônica Alves Brasiliano
2º Tesoureiro: Acad. Francisco Mateus Alexandre de Lima

terça-feira, 14 de agosto de 2012

LIVRO: Pedagogia do Bom Senso - Celestin Freinet

Trechos do livro: “Se você tem medo que seu filho quebre a cabeça, rasgue a roupa, suje as mãos, corra o risco de cair ou de se afogar, tranque-o na sua confortável sala de jantar ou leve-o pela coleira quando você sair, para que ele não se junte aos bandos de crianças que — na rua, nos jardins, nos pomares e no mato — buscam intrepidamente as suas experiências elementares. Cerque sua atividade particular com uma série de barreiras que, como o cercado do estábulo, impedirão o seu homenzinho de desenvolver os músculos e os sentidos. Escolha atentamente os discursos que lhe fizer e os livros que lhe darão a imagem sempre falsa, pois é só imagem, da vida que o chama imperiosamente. E permaneça insensível aos olhares de desejo que ele lança para as atividades proibidas, como os cabritos que, com a cabeça entre as barras do cercado, lançam o olhar e os sentidos para a natureza que os atrai.”(Pág. 23)

“Os educadores têm a vantagem insigne de poderem dedicar-se a uma tarefa que a técnica humana ainda não despojou dos seus atributos naturais. A torrente está lá, diante deles, ribombando e se agitando. E é por lhe opormos diques cedo demais que se imobiliza na planície. Depende apenas de nós vê-la novamente descer os declives e descer com ela, marretando obstáculos a serem derrubados, agarrando-nos por vezes às raízes da escarpa a fim de moderarmos impetuosidades, habituando-nos ao ribombar e ao ritmo das águas que correm, invencíveis, para a fertilidade e a vida.” (Pág.35)

Para  salvar o livro em PDF acesse os Link:

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Paulo Freire e Seymour Papert

O Futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Um bate papo memorável entre dois ícones da pedagogia moderna.



sábado, 4 de agosto de 2012

Resenha - Livro: A Chegada do Estranho - José de Souza Martins

A Chegada do Estranho. São Paulo. Editora Hucitec, 1993,  de José de Souza Martins. 

Resenhado por Ana Maria Cristina Schindler, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia FFLCH/USP  e Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência. 

Para visualizar e salvar a Resenha em PDF, acessar link:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Mulher no Poder Executivo no "Conversa de Mulher"

O Conversa de Mulher debate sobre "A Mulher no Poder Executivo", com a participação da Prefeita Shirley Targino, da cidade de Messias Targino/RN . O programa foi realizado no dia 25 de abril de 2012. 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

LIVRO: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER : EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM – PAULO FREIRE

Trechos do livro:    "A   leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto." (Pág. 09)

"A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Esta montagem não pode ser feita pelo educador para ou sobre o alfabetizando. Aí tem ele um momento de sua tarefa criadora." (Pág. 13)

"Só educadoras e educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos; só eles separam o ato de ensinar do de aprender, de tal modo que ensina quem se supõe sabendo e aprende quem é tido como quem nada sabe." (Pág. 17)

Para  salvar o livro em PDF acesse os Link: