sábado, 15 de setembro de 2012

SENACEM - INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO TERMINA DIA 20


A Comissão Organizadora do II Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) alerta as pessoas interessadas em fazer inscrição com apresentação de trabalhos, que o prazo termina no dia 20 deste mês. Para os demais participantes, as inscrições poderão ser feitas até a data da realização do evento, em 28 de novembro.

O II SENACEM, que este ano apresenta como terma principal “Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias” será promovido no período de 28 a 30 de novembro pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN).

O evento será um espaço de debate para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diversas regiões do país para discutir os desafios e as possibilidades do contemporâneo para a docência e para o currículo do Ensino Médio. É destinado a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das secretarias estaduais de educação e aos demais interessados em debater a temática.

O SENACEM contará com espaços para apresentação de trabalhos, na modalidade de Comunicação Oral. E para minicursos e mesas redondas com especialistas de várias universidades brasileiras. A certificação é de 40 horas. Para apresentar trabalhos em comunicação oral os interessados devem enviar resumo até dia 20 de setembro.

Mais informações estão no site do evento - http://propeg.uern.br/senacem/

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mais Informações: II SENACEM


As inscrições para o II SENACEM, com apresentação de trabalhos, seguem até dia 20 de setembro. Pedimos ampla divulgação, principalmente para o Grupo de Discussão (GD) e para o MINICURSO  que você irá coordenar ou irá ministrar.  

Qualquer dúvida, acesse o site: http://propeg.uern.br/senacem/ pois, as demais informações não são necessárias ao público.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SEMIÁRIDO –“CONTRIBUIÇÃO e Apropriação DA PEDAGOGIA de Freire no COMBATE Hodierno ao ANALFABETISMO”


19 de setembro de 2012

Local: Campus da UFERSA Angicos

19:00h: Credenciamento na entrada do Auditório Principal;
Hino Nacional: Filarmônica Municipal

19:30h: Mesa de Abertura
Composição da Mesa/convidados: PETROBRAS, IPF, FUP, UFRN, IFRN, UERN, SEEC/RN, SME de Angicos, Fórum de EJA do Rio Grande do Norte e representante dos(as) Educandos(as) das 40 Horas (Maria Eneide de Araújo Melo).

20:00h: Conferência: Paulo Freire e o seu legado para a transformação do mundo.
Conferencista: Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão (Instituto Paulo Freire);

21:00h: Apresentação Cultural no Centro de Vivência: Zé Sanfoneiro

20 de setembro de 2012

MANHÃ

Local: Auditório Principal do Campus da UFERSA Angicos

08:30h: Apresentação Cultural: Flautinha Doce

09:00h: Mesa Redonda: A Pedagogia Freireana: da experiência de Angicos aos dias atuais.
Composição da Mesa:
- Prof. M. Sc. Francisco Canindé da Silva (UERN);
- Dr. Marcos Guerra (Monitor das 40 Horas);
- Josileide Silveira de Oliveira (MOVA-BRASIL).
Mediador: Prof. Dr. Éder Jofre Marinho Araújo (UFERSA)

11:00h: Apresentação Cultural:
-Voz e Violão: João Emanuell Araújo Marciano (UFERSA Angicos) e alunas da Escola Estadual Prof. Francisco Veras;
- Cordelista: Rafael da Silva da Cunha (UFERSA Angicos).

TARDE

14:00h: Local: Auditório Principal do Campus da UFERSA Angicos
Mesa Redonda: Políticas Públicas de EJA no Rio Grande do Norte
Composição da Mesa:
- Secretaria de Estado de Educação e de Cultura;
-Secretaria Municipal de Educação de Angicos;
- Fórum de EJA do Rio Grande do Norte.
Mediadora: Rita Diana de Freitas Gurgel – Universidade Federal Rural do Semiárido.

16:00h - 17:30h: Mostra Convivência com Semiárido (Curso de Especialização em Sustentabilidade para o Semiárido - CESSA).

NOITE
Local: Rua em frente à Escola Estadual José Rufino
Cerimonialista: Joaquim Inácio de Azevedo Neto (8ª DIRED)

19:00h: Filarmônica Municipal

19:30h: Exibição de vídeo “40 Horas de Angicos” ao público participante

19:50h: Círculo de Cultura: UFERSA, IPF, SEEC/RN, 8ª DIRED, SME/ANGICOS, FUP, MEC, UFRN, UERN, IFRN, Prefeitura de Angicos, Dep. Fátima Bezerra e educando(a) das “40 Horas de Angicos”.
Mediação do Círculo de Cultura: Prof. Dr. Éder Jofre Marinho Araújo (UFRN)

21:30h: Apresentações artísticas
1ª APRESENTAÇÃO: Lindjanne Maria da Conceição Araújo de Melo (Cordelista de Angicos)
2ª APRESENTAÇÃO: Antonio Francisco (Cordelista);
3ª APRESENTAÇÃO: Crispiniano Neto e Ribamar (Dueto de Cantador de viola sobre Paulo Freire);
4ª APRESENTAÇÃO: Forró da Goela da Ema (Alunos do PROJOVEM/Angicos)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

LIVRO: Os sete saberes necessários à educação do futuro - Edgar Morin

Há sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar em toda sociedade e em toda cultura, sem exclusividade nem rejeição, segundo modelos e regras próprias a cada sociedade e a cada cultura.

Acrescentemos que o saber científico sobre o qual este texto se apóia para situar a condição humana não só é provisório, mas também desemboca em profundos mistérios referentes ao Universo, à Vida, ao nascimento do ser humano. Aqui se abre um indecidível, no qual intervêm opções filosóficas e crenças religiosas através de culturas e civilizações.
 
Os setes saberes necessários: 
I: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
II: Os princípios do conhecimento pertinente
III: Ensinar a condição humana
IV: Ensinar a identidade terrena
V: Enfrentar as incertezas
VI: Ensinar a compreensão
VII: A ética do gênero humano

Para  salvar o livro em PDF acesse o Link:

I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE)



O I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE), cujo tema é Diversidade e Qualidade em Educação, está sendo lançado pelo Centro de Educação (CE) da UFRN como espaço de socialização de estudos, pesquisas e relatos de experiências e de práticas educativas, tanto na educação básica quanto no ensino superior. O evento está vinculado às ações de ensino, pesquisa, extensão e formação continuada de professores da UFRN, estabelecidas na Rede Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Básica, do Ministério de Educação (MEC). Constitui-se em um evento acadêmico que objetiva possibilitar o diálogo entre os saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos, formais e não formais, envolvendo pesquisadores e profissionais que atuam em diferentes regiões do país. A abrangência nacional justifica-se pela forte inserção nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o estabelecimento de convênios e projetos institucionais entre pesquisadores de diferentes universidades no Brasil. O evento congregará docentes e profissionais ligados ou interessados na área, bem como discentes de graduação e de pós-graduação, em um debate profícuo sobre temáticas educacionais contemporâneas, contribuindo para a difusão e a produção de conhecimentos na área, para a formação profissional inicial e continuada e para o fortalecimento da articulação entre educação básica e ensino superior.

O encontro terá conferencias, mesas-redondas, simpósios temáticos, sessão de pôsteres, minicursos, diálogos pedagógicos, lançamento de livros e revistas e atividades culturais com temas sobre a educação contemporânea e acontecerá no Campus Central de 7 a 9 de novembro.

Para mais informações ver site do evento: http://enappe.ce.ufrn.br/