quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

X SEMANA UNIVERSITÁRIA CAP/UERN


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Interculturalidade da UERN está trazendo na X Semana Universitária a palestra: "
A Pedagogia de Paulo Freire e a Pesquisa no cenário atual da Educação Popular: mobilizações contra o analfabetismo" 

PALESTRANTE: Prof.ª Dr.ª Rita Diana de Freitas Gurgel (UFERSA/Angicos)
DATA: 14.03.2013                            HORÁRIO: 8h30

X SEMANA UNIVERSITÁRIA CAP/UERN



A Semana Universitária do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Patu, é um evento de natureza acadêmico-científica, planejado e gestado para promover complementarmente o crescimento e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem explorado no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados nesta unidade acadêmica. Converte-se em “palco” de apresentação e exposição de trabalhos científicos, realização de cursos, minicursos, palestras, práticas desportivas, e valorização das diversas expressões culturais e artísticas, locais, regionais e nacionais, sem perder o contato com o mundo da ludicidade e da descontração, através da promoção de momentos festivos, propícios à socialização e confraternização dos participantes da programação realizada ao longo da semana. 

Mais informações visitar blog do evento: 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CAMEAM - UERN oferecerá Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola

O Campus Avançado de Pau dos Ferros “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) está aguardando o lançamento de edital para oferecer curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. É esperada a liberação de 15 vagas. 

De acordo com a direção do Campus, o curso de Pós-Graduação em nível lato sensu tem seus objetivos definidos. São eles: o de promover a formação continuada, em nível de pós-graduação, dos docentes ou futuros docentes de Língua Espanhola, proporcionando-lhes aprimoramento da formação teórica e prática, no que se refere a subsídios para a análise, seleção e elaboração de materiais didáticos de língua e cultura hispânicas, adequados aos objetivos de ensino de E/LE; a análise da relação entre as literaturas hispânicas (espanhola e hispano-americana) e ensino; o aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos, históricos e culturais do mundo hispânico e sua relação com o ensino de E/LE; além de formar profissionais aptos a ingressarem em Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu.

O curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola terá duração de 15 meses e se constituirá de 11 disciplinas obrigatórias, sendo 10 (dez) disciplinas englobando essencialmente fundamentação teórica e prática no campo de Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola e 01(uma) disciplina referente à produção do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no caso, uma monografia, sendo tais disciplinas especificadas a seguir:
  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Literatura Espanhola: história e ensino;
  • Gramática e ensino de E/LE;
  • Fonética, fonologia e ensino de E/LE;
  • Gêneros textuais e Ensino de Língua Espanhola;
  • Literatura Hispanoamericana: história e ensino;
  • O processo de Avaliação em Língua Estrangeira;
  • Elaboração de material didático para o ensino de Língua Espanhola;
  • Letramento e Abordagem Multicultural na Aprendizagem de E/LE;
  • Seminário de Pesquisa;
  • Monografia.

    Via: Notícias/UERN

DAIN - UERN debaterá sexualidade das pessoas com deficiência

O Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN-PROEG) promoverá dia 28, o X Debate sobre “Sexualidade das Pessoas com Deficiência”. Será às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no endereço www.ciclodebate.blogspot.com.br e na secretaria do departamento, nos horários matutino, vespertino e noturno. As inscrições serão encerradas no momento do preenchimento das 170 vagas que estão sendo ofertadas.

A conferencista convidada é a Dra. Izabelly Paullini Bezerra do Nascimento, psicóloga, professora do curso de Pedagogia- FE-UERN e especialista em necessidade educacional especial.

Podem participar do debate, docentes, discentes e profissionais que trabalham ou tenham interesse pela temática.

via: notícias/UERN.