Trecho do livro:
(...) A escola é o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos
níveis. A complexidade da função intelectual nos vários Estados pode ser objetivamente
medida pela quantidade das escolas especializadas e pela sua hierarquização: quanto
mais extensa for a "área" escolar e quanto mais numerosos forem os
"graus" "verticais" da escola, tão mais complexo será o
mundo cultural, a civilização, de um determinado Estado. Pode-se ter um termo
de comparação na esfera da técnica industrial: a industrialização de um país se
mede pela sua capacidade de construir máquinas que construam máquinas e na
fabricação de instrumentos cada vez mais precisos para construir máquinas e
instrumentos que construam máquinas, etc. O país que possuir a melhor capacitação
para construir instrumentos para os laboratórios dos cientistas e para
construir instrumentos que fabriquem estes instrumentos, este pais pode ser
considerado o mais complexo no campo técnico-industrial, o mais civilizado,
etc. Do mesmo modo ocorre na preparação dos intelectuais e nas escolas
destinadas a tal preparação; escolas e instituições de alta cultura são
similares. (pag. 09)
Para fazer Download do livro e salvar em PDF acesse os Link's:
OU
Nenhum comentário:
Postar um comentário