Breve Apresentação:
A importância
dos professores para a oferta de uma educação de qualidade para todos é
amplamente reconhecida. A formação inicial e continuada, os planos de carreira,
as condições de trabalho e a valorização desses profissionais, entre outros
aspectos, ainda são desafios para as políticas educacionais no Brasil. No
entanto, as condições de trabalho, a carreira e os salários que recebem nas
escolas de educação básica não são atraentes nem recompensadores, e a sua
formação está longe de atender às suas necessidades de atuação. Considerando o
papel dos professores na qualidade da educação, é preciso não apenas garantir a
formação adequada desses profissionais, mas também oferecer-lhes condições de
trabalho adequadas e valorizá-los, para atrair e manter, em sala de aula, esses
profissionais.
Esta publicação,
resultado de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Ministério da
Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação
(CONSED) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME),
revela a dinâmica das políticas docentes no Brasil, onde a autonomia dos entes
federados, na elaboração e na implementação de leis em nível local, e das
universidades, na formulação de cursos de formação de professores, impacta
diretamente sobre o trabalho cotidiano nas escolas de todo o país.
Para atender a
esses objetivos, foram identificadas e analisadas políticas educativas relativas
à formação inicial e continuada de professores; à carreira docente, incluindo
aspectos relacionados a formas de ingresso no magistério, progressão na
carreira e avaliação de docentes; às formas de recepção e acompanhamento dos
professores iniciantes, ao ingressar na escola; e a subsídios ao trabalho
docente, visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos.
O livro
inicia-se com a apresentação da pesquisa desenvolvida pelas autoras, detalhando
a intenção do estudo, a sua abordagem e a sua abrangência. Para fundamentar o
debate sobre as políticas educacionais e as problemáticas relacionadas à
formação e ao trabalho docente, o contexto social contemporâneo é abordado com
base em algumas perspectivas sociológicas, de modo a inseri-los na dinâmica dos
movimentos da sociedade. Da mesma maneira, as políticas docentes são relacionadas
às demais políticas públicas educacionais e, em especial, às políticas de
financiamento da educação.
A discussão
sobre a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da
Educação Básica e o delineamento de um sistema nacional de educação são
elementos importantes das políticas federais que impactam diretamente sobre as
políticas de formação e profissionalização dos professores em todo o país.
Assim, surgem subsídios para o debate sobre a formação inicial e continuada
desses profissionais, o trabalho que vem sendo realizadas nas instituições
formadoras, públicas e privadas, e os currículos dos cursos ofertados.
Além disso, a
carreira e a remuneração dos professores da educação básica é um tema que
merece atenção, na medida em que, além de tratar-se de um trabalho que exige
alto grau de especialização e subjetividade − sem garantia de seus resultados
−, os modos de contratação e a distribuição de sua jornada diária de trabalho
fazem que essa profissão tenha tensão maior do que outras.
Para uma
compreensão mais aprofundada das políticas, foram realizados estudos de caso em
cinco secretarias estaduais de Educação e dez secretarias municipais de
Educação distribuídas por todo o país. Tais estudos permitiram uma visão mais
próxima e compreensiva de como essas políticas vêm sendo implementadas pelos
órgãos executores em nível estadual e municipal.
Espera-se, com
esta publicação, contribuir para os debates sobre as políticas docentes e
subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm
sendo identificados, com vistas à valorização dessa categoria profissional e à
melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania das
populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de
ensino do país.
Para fazer Download do livro acesse o Link
:http://www.4shared.com/office/rgtSs3aF/POLTICAS_DOCENTES_NO_BRASIL_um.html
Também disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183POR.pd
Nenhum comentário:
Postar um comentário