Alguns trechos do livro:
“Aprender e
ensinar fazem parte da existência humana, histórica e social, como dela fazem
parte a criação, a invenção, a linguagem, o amor, o ódio, o espanto, o medo, o
desejo, a atração pelo risco, a fé, a dúvida, a curiosidade, a arte, a magia, a
ciência, a tecnologia. E ensinar e aprender cortando todas estas atividades
humanas.” Pag. 12
“A educação é
permanente não porque certa linha ideológica ou certa posição política ou certo
interesse econômico o exijam. A educação é permanente na razão, de um lado, da
finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de sua finitude.
Mais ainda, pelo fato de, ao longo da história, ter incorporado à sua natureza
“não apenas saber que vivia mas
saber que sabia e, assim, saber
que podia saber mais. A educação e a formação permanente se fundam aí.” Pag. 12
“O respeito a
estes direitos é dever daqueles que têm o comando em diferentes níveis de
poder, sobre a atividade de que fazemos parte. Sua responsabilidade exige deles
ou delas que cumpramos os nossos deveres. O desrespeito aos direitos e o não
cumprimento de deveres entre nós é de tal modo generalizado e afrontoso que o clima
que nos caracteriza é o da irresponsabilidade. Irresponsabilidade de
Presidentes, de Ministros, de Eclesiásticos, de Diretores, de Magistrados, de Legisladores,
de Comandantes, de Fiscais, de Operários. A impunidade é a regra. Aplaude-se o espertalhão
que rouba um milhão. Pune-se, porém, o miserável que rouba um pão.” Pag. 44
"Imoral é o mando
das classes dominantes de uma sociedade sobre a totalidade de outra, que deles
se torna puro objeto, com sua maior ou menor dose de conivência." Pag. 45
Para salvar o livro em PDF acesse o Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário