Apresentação
O II Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2012) traz como tema: PROFISSÃO DOCENTE, CURRÍCULO E NOVAS TECNOLOGIAS. O evento será espaço de debate para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diversas regiões do país para discutir os desafios e as possibilidades do contemporâneo para a docência e para o currículo do Ensino Médio. Continuaremos, também, pautando o debate sobre as políticas governamentais do Ministério da Educação para o ensino médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio em todo o Nordeste do Brasil, agora estabelecendo relações com outras regiões do país.
O II SENACEM é realizado pela Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC).
O evento é destinado a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das secretarias estaduais de educação e aos demais interessados em debater a temática. Para ampliar a possibilidade do debate, teremos os Grupos de Discussão (GD) para apresentação de Comunicação Oral, direcionados para professores, para alunos da graduação e para alunos da pós-graduação e Minicursos destinados a todos os interessados.
O SENACEM 2012 é, portanto, momento de aglutinar pesquisadores de diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente do Nordeste, mas com trânsito intelectual pelas diversas regiões brasileiras, tendo como foco a necessária relação com o cotidiano escolar e com os docentes que ali atuam.
Objetivos:
Discutir os desafios e as possibilidades das Novas Tecnologias para a profissão docente e para o currículo do Ensino Médio;
Discutir as políticas de incentivo ao uso das tecnologias direcionadas às escolas de Ensino Médio;
Divulgar resultados de pesquisas sobre o Ensino Médio desenvolvidas em universidades brasileiras, possibilitando o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e instituições que debatem os temas do evento.
CERTIFICAÇÃO
Certificado de participação no evento de 40 horas.
Certificado para os participantes de minicursos de 8 horas.
Certificado de apresentação de Comunicação Oral para os autores e co-autores de trabalhos.
Em destaque – GRUPO DE DISCURSSÃO CAP /UERN
GD 8 – Ensino Médio, Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.
EMENTA:Este Grupo de Discussão objetiva reunir estudos e pesquisas que envolvam as mudanças ocorridas no processo de produção – resultante do aumento da concentração do capital, da mundialização da economia e dos novos paradigmas de organização e gestão do trabalho – que refletem significativamente sobre o papel da escola e, consequentemente, da educação de jovens e adultos na contemporaneidade. De fato, ao garantir o acesso ao conhecimento àqueles que se viram privados do saber básico e das atualizações requeridas pelo mundo globalizado, a EJA possibilita a entrada de seus estudantes no mercado de trabalho, através da composição trabalho-educação como fim/princípio para atender às reivindicações da sociedade atual. Serão aceitos trabalhos que, na tríade Ensino Médio, Trabalho e EJA, incorporem a função equalizadora da educação de jovens e adultos, qual seja: a igualdade de oportunidades que possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços e canais de participação.
Profa. Ms. Silvânia Araújo (Patu/UERN)
Dayse Medeiros de Sousa (LEFREIRE/UERN)
Para mais informações sobre o evento (inscrição, minicursos, mesas redondas, forma de pagamento e outros ) acessar site http://propeg.uern.br/senacem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário