segunda-feira, 4 de julho de 2011

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO POPULAR E INTERCULTURALIDADE - GEPEPI


A discussão em torno da Educação Popular, fundamentada através da obra de Paulo Freire, não é algo novo ou de pouca reflexão nos últimos cinquenta anos. Genericamente, os estudos e registros teóricos sobre os movimentos populares representam alta conotação produtiva para a pesquisa educacional brasileira, dada às características que norteiam sua responsabilidade social. São estudos de grande relevância no âmbito da Educação Popular.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Interculturalidade – GEPEPI – busca desenvolver processos investigativos nos contextos educacionais populares, objetivando promover um espaço de pesquisa, diálogo e ação no CAJIM a fim de gerar uma análise conjuntural da educação popular, enquanto projeto intercultural, a partir das histórias e das memórias vivenciadas no campo e em comunidades rurais, tendo por eixos temáticos a cultura, a educação e a saúde popular, bem como as políticas de gestão pública. Tal possibilidade aponta sua criação como ponto relevante para o avanço dos estudos e pesquisas em Educação no CAJIM e para o próprio desenvolvimento da Educação na região, uma vez que se localiza no entorno onde se desenvolveu a primeira experiência do Método Paulo Freire.
Há que se destacar o nome do grupo ao somarmos as expressões “educação popular” e “interculturalidade”, na perspectiva de visão conceitual dos fenômenos sociais, pois, o conceito de interculturalidade tem forte relação com o de educação, já que ambos assumem uma necessidade e exigência da sociedade atual. Identidade, homegeneidade e diversidade são os eixos definidores da interculturalidade, que tem na educação e suas instituições e agentes os meios de desenvolvimento. A cidadania global, a educação e a sociedade em fusão, são os valores transversais da interculturalidade social do mundo de hoje, que se pretende integradora, equitativa, justa, responsável e solidária, de modo a manter as diferenças sem subalternizações nem sobreposições e intolerâncias.

A TODOS OS LEITORES UM ABRAÇO DE BOAS VINDAS. 
O GEPEPI 

Um comentário:

  1. RARIDADE: Incrível, aos que admiram o pesquisador e educador Paulo Freire segue link para visualizar vídeo do método dele na cidade de Angicos/RN. Dica: seria uma boa isto ser postado no blog: Vídeos 1ª e 2ª parte respectivamente, http://www.youtube.com/watch?v=2QG1UhHClqc

    http://www.youtube.com/watch?v=G48P5UP4Sag&feature=related

    ResponderExcluir