Trecho do livro
"A educação
libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como
os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos,
apesar de serem diferentes. Este é, para mim, o primeiro teste da educação
libertadora: que tanto os professores como os alunos sejam
agentes críticos do ato de conhecer.
Outro ponto é que a
educação é um momento no qual você tenta convencer-se de alguma coisa, e
tenta convencer os outros de alguma coisa. Por exemplo, se não estou
convencido da necessidade de mudar o racismo, não serei um educador que
convença alguém. Independentemente da política do professor, cada curso
aponta para uma direção determinada, no sentido de certas convicções sobre a
sociedade e sobre o conhecimento. A seleção do material, a organização do
estudo, e as relações do discurso, tudo isso se molda em torno das
convicções do professor, Isso é muito interessante devido à contradição que enfrentamos
na educação libertadora. No momento libertador, devemos tentar convencer os
educandos e, por outro lado, devemos respeitá-los e não lhes impor
idéias." (FREIRE, p. 27, 1986)
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