terça-feira, 3 de julho de 2012

QUEM SOMOS?


Nome do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Interculturalidade – GEPEPI 

Líder: Soraya Nunes dos Santos Pereira
Vice-Líder: Antônia Sueli Gomes da Silva Temoteo

PROPOSTA

O GEPEPI busca promover um espaço de pesquisa, diálogo e ação no intuito de gerar uma análise conjuntural da educação popular, enquanto projeto intercultural, a partir das histórias e das memórias vivenciadas no campo e em comunidades rurais, tendo por eixos temáticos a cultura, a educação e a saúde popular, bem como as políticas de gestão pública.

DOCENTES-PESQUISADORES

Profª. Ms. Silvânia Lúcia de Araújo Silva
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui Licenciatura em Letras e é graduada em Pedagogia. Tem experiência em ambas as áreas, atuando nos seguintes temas: memória, narrativas de testemunho, cultura, identidade, educação popular, educação inclusiva, formação docente, práticas e tecnologia educacional, pedagogia freiriana. 

Profª. Ms. Soraya Nunes dos Santos Pereira
É licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, família, formação de professor, educação e inclusão.

Profª. Ms. Cláudia Maria Felício Ferreira Tomé
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994 e 1995), Especialização em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Atua na área de Educação com ênfase em Fundamentos da Educação e Estágio Curricular.

Prof. Esp. Escolástico Paulino Filho 
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1985). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica pela UERN (1990). Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pelas Faculdades Integradas de Patos - (FIP) - PB (2010). Tem experiência na área de Educação com ênfase para Instrumentalização Didático-Pedagógica, Gestão Educacional e Políticas Públicas.
 
Profª Ms. Gercina Dalva (UFRN)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1984), Especialização em gestão e Organização Escolar pela Universidade Potiguar (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: política educacional, gestão, democratização, Projeto Politico Pedagógico, Conselho de Escola eleição direta para gestores escolares, formação de professores da Educação Básica e de Gestores. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Profª Esp. Antônia Moraes Leite
Possui graduação em Ciências pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN(1985). Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior da Pesquisa Científica também pela UERN, Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas(2010), Especialização em andamento em Educação do Campo (UFERSA), Mestranda em Ciência da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias. Atua principalmente nos seguintes temas: Didática, Ensino de Ciências, Ensino da Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia da Educação dentre outras.

Profª Ms. Antônia Sueli Gomes da Silva Temoteo 
Professora Adjunto IV do Departamento de Educação, Campus Avançado de Patu, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990) e mestre em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, com foco na formação linguística do professor alfabetizador; políticas educacionais e currículo dos anos iniciais do ensino fundamental; estágio supervisionado e interdisciplinaridade. É coordenadora de área do PIBID/Pedagogia/CAP/UERN desde agosto de 2011.

DEMAIS PESQUISADORES 

Schirley Lígia de Araújo Silvia 
Possui graduação em Pedagogia - Magistério das Séries Iniciais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Possui pós- graduação em Psicopedagogia Institucional. Participou de capacitação com o tema "Didática de Ensino e Práticas Interdisciplinares".  

Francisco Mateus Alexandre de Lima 
Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UERN/CAP. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES Brasil do sub-projeto Pedagogia CAP/UERN em atuação na Escola Estadual João Godeiro - Patu/RN. Estudante atuante no grupo de pesquisa: Formação, Currículo e Ensino - FORMACE - UERN e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Interculturalidade - GEPEPI – UERN.

Maria do Socorro dos Santos
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2012.

LINHAS DE PESQUISA

Nome: Educação Popular, Representações Socioculturais e Memórias
Área de Concentração: Educação Popular
Descrição: As investigações propostas por essa linha de estudo orientam-se pela compreensão da educação popular, bem como sobre a cultura, as memórias e as histórias da educação brasileira e de seus sujeitos socioculturais – o ser social e o ser cultural –, tomando como principal “locus” de discussão as experiências educacionais nordestinas. Tais estudos e pesquisas fundamentam-se na pluralidade teórica e metodológica dos campos da história e da educação que têm como pano de fundo uma sociedade plural e dinâmica movida pelos movimentos sociais.
Coordenadores: Profa. Ms. Silvânia Lúcia de Araújo Silva
                                 Profª. Ms. Cláudia Maria Felício Ferreira Tomé
                                 Profa. Antônia Sueli Gomes da Silva Temoteo 

Nome: Educação e Cultura Popular, Saúde e Processos Psicossociais
Área de Concentração: Educação Popular; Psicologia
Descrição: Essa linha de pesquisa reúne pesquisadores que se dedicam ao estudo de processos psicossociais e culturais a partir de diferentes abordagens teóricas, metodológicas e interdisciplinares. Agrega pesquisas relacionadas às temáticas: educação, cultura e saúde popular, jovens, adultos, família, gênero, política, inclusão, modos de subjetivação e intervenções em Psicologia.
Coordenadora: Profa. Ms. Soraya Nunes dos Santos Pereira

Nome: Políticas de Gestão da Educação Popular no Campo
Área de Concentração: Políticas Públicas; Educação Popular
Descrição: Essa linha de pesquisa reúne pesquisadores que investigam as políticas públicas em gestão, a educação popular no campo e as práticas pedagógicas a partir de perspectivas teóricas e metodológicas distintas e em diferentes contextos. Acolhe pesquisas que tem como temas: Políticas Públicas, Interdisciplinariedade, Humanização, Modelos de Gestão para a Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos.
Coordenadores: Prof. Escolástico Paulino Filho
                                 Profa. Ms. Gercina Dalva
                                 Profa. Antônia Morais Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário