segunda-feira, 29 de outubro de 2012

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O debate atual sobre a educação no Semiárido Brasileiro (SAB), sobretudo a escolar, tem como parâmetro a contextualização, relacionando-a à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável, bem como ligando-a diretamente à melhoria das condições de vida das pessoas que vivem nessa região. A contextualização não se limita ao espaço físico e a dimensão da objetividade. Ela envolve regimes de signos, fluidos, componentes de subjetividades. A sua composição dar-se-á a partir de múltiplas tessituras que se entrelaçam e se ramificam nas camadas do pensamento, das ideias, dos valores, dos signos. Pensar uma educação contextualizada, significa buscarmos a superação do estigma que se tem da região, do povo que a habita sob o discurso de coitados, marginalizados e explorados. Requer que pensemos uma forma de emponderamento dos sujeitos que, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, construam diferentes formas de compreender, explicar e ensinar o mundo, tendo como substrato o chão onde pisam.

ATENÇÃO:
Todos os participantes (COM ou SEM trabalho) deverão fazer a inscrição através do site do evento. As inscrições são gratuitas a todos os participantes.

Visitem o blog do evento para mais informações: http://educacaosemiarido.wordpress.com/

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